Identidade, Infância e Fotografia

Categoria Artigo | 24/04/2017

Máscaras, brincadeiras, reflexão e fotografia. Assim se desenhou uma oficina realizada na Biblioteca Comunitária Novos Horizontes ainda em 2013. Juntamente com Michel Cabral, idealizador e atual diretor do projeto, além de psicólogo, levei a proposta de colocar a criançada para pensar um pouco sobre como eles se veem no mundo. Contei com a ajuda de Michel principalmente num primeiro momento onde trabalhamos a questão da identidade, desejos e expectativas.

Levar as crianças de Morro Grande para esse universo foi encantador, tanto para mim quanto para elas. Após o processo de reflexão, veio o momento de colocar a mão na massa. Cada um recebeu uma máscara em branco para fazer o que quisesse. Com cores e enfeites a vontade, eles se divertiram ao se transportarem para a máscara. A ideia era que cada um ficasse livre para se colocar na máscara, fosse como se enxergava naquele momento, como gostaria de ser ou como pretendia ser no futuro.

Com uma máscara em branco nas mãos, cada um podia ser o que quisesse, uma mistura de mundo real com imaginação e fantasia. Uma atividade lúdica sempre proporciona resultados surpreendentes, e dessa vez não foi diferente.

A oficina terminou com uma fotografia de cada um com a sua máscara, na tentativa de captar a experiência de cada um naquele momento.

A Biblioteca Comunitária Novos Horizontes é um espaço que proporciona as mais diversas vivências para, e com, os moradores de Morro Grande. Contribuir com essa história é enriquecedor para a vida de qualquer pessoa.

Confira o resultado da oficina de máscaras!

Dilliany Justino é fotógrafa, jornalista e coloboradora da Biblioteca Comunitária Novos Horizontes

ENDEREÇO

  • Endereço: Estrada Afonso Rodrigues Bittencourt, s/n, Morro Grande
    São José do Vale do Rio Preto - RJ
  • Email: ccnh@ccnhnovoshorizontes.org
  • Website: ccnhnovoshorizontes.org
  • Telefone: (24) 2247-6966