Atividade Cultural Distribui Livros Gratuitos e Diverte a População de São José do Vale do Rio Preto

Categoria Artigo | 11/03/2017

Por Jaqueline Deister

Já pensou um cortejo de palhaços com ciranda, músicas populares e distribuição gratuita de livros? Não seria uma ótima oportunidade para deixar sorrir aquela criança esquecida em você? O Centro Cultural Novos Horizontes apostou nesta ideia para levar a população de São José do Vale do Rio Preto a uma viagem no universo literário.

A sétima itinerância do projeto ‘Cultivando Saberes e Plantando Poesias’ ocorreu no sábado (4). A atividade começou na Estação ao som de muita música e batucada e terminou na Praça João Werneck com distribuição gratuita de livros para a população.

Madson Carvalho foi um dos atores que integrou o cortejo. Carvalho é coordenador e diretor da companhia de Teatro Circense Andança, que há 23 anos desenvolve atividades cênicas no Brasil. Segundo ele, as pessoas estavam receptivas às brincadeiras e isso contribuiu para que as atividades interagissem com o público.

O diretor da companhia de Teatro Circense Andança também ressaltou a importância do teatro como instrumento de mediação. “Para muitas pessoas a leitura ainda é algo distante, o teatro é uma forma de mediar o universo infinito de possibilidades que a leitura pode proporcionar”, afirmou Carvalho.

atividade cultural novos horzintes

Um dos momentos marcantes da itinerância ocorreu na padaria Rampini do centro da cidade. Os nove palhaços entraram na festa de aniversário do estabelecimento comercial e arrancaram muitas risadas do público presente com piadas, músicas e brincadeiras.

A coordenadora do projeto, Karina Siess, destacou que este foi um dos principais momentos do cortejo. Segundo ela, o próprio dono da padaria, Alfredo Rampini, quis saber mais sobre a iniciativa e destacou a paixão que tem pela leitura.

Para Siess, a itinerância tem sido uma forma de ampliar o campo de atuação do projeto na cidade de São José. A Biblioteca Comunitária Novos Horizontes, em Morro Grande agora vai até as pessoas em suas casas e pelas ruas na busca de formar novos leitores: “A atividade tem chamado outras pessoas para conhecer o espaço da biblioteca. Apesar do projeto ter 6 anos, a população de outros bairros ainda desconhecia a iniciativa, que, até então, estava muito voltada para Morro Grande”, destacou a coordenadora do projeto.

Nesta edição, o cortejo cultural contou com o apoio dos atores da Trupe INventada e do Teatro Circense Andança. Ao todo, ocorreram sete itinerâncias. A próxima atividade está agendada para 22 de abril e irá celebrar o aniversário da Biblioteca Comunitária Novos Horizontes. O projeto ‘Cultivando Saberes e Plantando Poesias’ é promovido pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e realizado pelo Centro Cultural Novos Horizontes.

atividade cultural novos horzintes

ENDEREÇO

  • Endereço: Estrada Afonso Rodrigues Bittencourt, s/n, Morro Grande
    São José do Vale do Rio Preto - RJ
  • Email: ccnh@ccnhnovoshorizontes.org
  • Website: ccnhnovoshorizontes.org
  • Telefone: (24) 2247-6966