Projeto social trabalha com arte e educação em Morro Grande

Categoria Notícia | 03/08/16

Por Jaqueline Deister

Um grande dramaturgo e pensador alemão do século 20 chamado Bertold Brecht disse que ‘todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver.’ Ao longo de cinco anos o projeto Novos Horizontes vem acreditando e investindo na ‘arte de viver’ de crianças e adolescentes da comunidade rural de Morro Grande.

O projeto que começou com uma pequena biblioteca comunitária, conta hoje com 6 mil livros e atividades culturais que se estendem para além da leitura. É o caso, por exemplo, do Cinebiblio, que realiza duas sessões abertas de cinema por mês na comunidade e da Camerata Novos Horizontes, que realiza aulas de piano, violão e cavaquinho para jovens e adultos da área rural.

O coordenador do projeto, Michel Cabral, explica que há a preocupação de criar uma ponte entre o cinema e a literatura. “Procuramos priorizar o cinema nacional nas exibições, porque sabemos que a maioria das pessoas acaba consumindo apenas produções estrangeiras. E tentamos valorizar filmes que sejam adaptações literárias, porque desta forma reforçamos o elo da comunidade com a biblioteca” destaca o psicólogo.

Além da exibição de filmes que sempre pensa em destinar uma sessão para crianças e outra para adultos, o projeto também vem incentivando a ‘veia artística ’ dos moradores através da música. Cerca de 13 pessoas se reúnem uma vez na semana para participar da oficina gratuita de violão, cavaquinho e piano que ocorre em uma das salas do Centro Cultural Novos Horizontes. A oficina formou um grupo musical, conhecido como camerata, que se apresenta em eventos culturais organizados na biblioteca.

Arte e educação nunca estão separadas no projeto Novos Horizontes. Despertar o interesse para os livros se tornou uma ponte para integrar jovens que tem talento para realizar atividades com crianças. Um exemplo é a mediadora de leitura Thainá Branco. Para a estudante de 20 anos, a troca de aprendizado é o que ocorre de mais importante no seu trabalho. “Tenho amadurecido desenvolvendo esta atividade com as crianças, além de conhecer melhor quem vive na comunidade, sempre aprendo muito com as próprias crianças”, afirma a mediadora.

Novo capítulo

A história que vem sendo escrita há cinco anos na comunidade de Morro Grande ganhou no último mês de junho um novo capítulo. Toda a dedicação da equipe do projeto foi reconhecida pela Prefeitura da cidade de São José do Vale do Rio Preto que concedeu o alvará de funcionamento definitivo para o Centro Cultural continuar as suas atividades no antigo prédio da Escola Municipal Seraphim Pacheco da Rocha.

No último evento que ocorreu no dia 11 de junho houve a inauguração do novo espaço de leitura da biblioteca comunitária. Uma parte do prédio onde está sediado o projeto foi reformada pela Prefeitura e entregue à comunidade pelo prefeito José Augusto Gonçalves, que se comprometeu, diante dos moradores, a realizar a reforma também das outras salas de atividade do Centro Cultural. Para o idealizador do projeto, Michel Cabral, todas as dificuldades enfrentadas para manter o projeto valem à pena. O coordenador conta que o reconhecimento do esforço realizado tem ocorrido por vários setores. “Em novembro de 2015 fomos contemplados no edital de chamada pública do Ministério da Cultura, o Prêmio todos por um Brasil de Leitores. O projeto ‘Cultivando saberes e plantando poesias’, que esta iniciando suas atividades neste mês vai permitir que o Centro Cultural Novos Horizontes realize atividades ligadas à arte e educação de maneira itinerante, atendendo também outros bairros da cidade de São José”, destaca o coordenador.

Acreditar e incentivar as transformações sociais através de uma educação libertária e progressista, que inclui o diferente e respeita os limites de cada um, tem se mostrado como um caminho em potencial para um mundo que valoriza o que tem sido esquecido por muitos segmentos educacionais: a humanidade.

ENDEREÇO

  • Endereço: Estrada Afonso Rodrigues Bittencourt, s/n, Morro Grande
    São José do Vale do Rio Preto - RJ
  • Email: ccnh@ccnhnovoshorizontes.org
  • Website: ccnhnovoshorizontes.org
  • Telefone: (24) 2247-6966